quinta-feira, 27 de novembro de 2008

REGUILAS ANIVERSARIANTES




Nos dias 28 e 29 de Novembro temos 3 das nossas Reguilas que fazem 9 anos.

PARABÉNS, BEATRIZ VIZOSO, EVA E MADALENA!
Dia 28 de Novembro,
Para a Eva e a Beatriz,
Queremos todos desejar
Um dia muito feliz!

E no dia 29,
Outro dia de alegria,
para a nossa Madalena
Parabéns pelo seu dia!


Um feliz aniversário
Para estas três meninas!
Que são das nossas Reguilas,
Algumas das mais traquinas.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O feriado de 1 de Dezembro



D. JOÃO IV, DUQUE DE BRAGANÇA


1º de DEZEMBRO DE 1640


RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL
NÓS GOSTAMOS MUITO DE SABER AS RAZÕES DOS NOSSOS FERIADOS NACIONAIS. QUEREM SABER TAMBÉM POR QUE RAZÃO É FERIADO NO DIA 1 DE DEZEMBRO?
VAMOS EXPLICAR:

Em 1578, o rei D. Sebastião desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir (contra os Mouros, no Norte de África) sem deixar descendentes. Quem lhe sucedeu foi o seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, que morreu passados 2 anos, em 1580, também sem deixar descendentes.

Nessa altura, o parente mais próximo de D.Sebastião era o rei Filipe II de Espanha, que veio reinar em Portugal: por esta razão Portugal perdeu a sua independência!

Durante 60 anos, Portugal foi governado por reis espanhóis : Filipe I , Filipe II e Filipe III (a 3ª Dinastia, Filipina ).


Durante esse tempo os portugueses sentiram-se muito prejudicados, e em 1640 resolveram fazer uma revolução para restaurar a independência do nosso país.

Então, no dia 1 de Dezembro de 1640 (séc.XVII) acabaram com o reinado do rei Filipe III de Portugal (IV de Espanha) e ficou a reinar D. João IV, Duque de Bragança: assim começou a 4ª dinastia, de Bragança.

É esta a razão de comemorarmos todos os anos o dia 1 de Dezembro como feriado nacional.




quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O NOSSO MAGUSTO


No dia 11 de Novembro de 2008, às 10h em ponto, todas as turmas estavam na escola à espera que as professoras chegassem para partirmos para o pavilhão, onde fomos festejar o dia de S. Martinho.

Quando a professora chegou, nós fomos para a entrada, para fazermos a fila, e quando saímos da escola, sentimos a frescura do Outono... andámos, até que chegámos ao pavilhão para comermos as castanhas assadas, quentinhas, acabadas de sair. O cesto estava muito bonito, tinha cores bonitas e os cartuchos lá dentro, dizia que era para a professora Vera e também para a nossa professora.

Acabámos de comer e fomos para o parque dos lápis, onde brincámos muito, andámos no escorrega, nos baloiços...

Depois fomos comer, e o almoço era muito bom: batatas fritas com croquetes, e a fruta era uma maçã, estava delicioso!Todas as turmas adoraram, e até repetiram.
Quando saímos, a nossa professora decidiu ir passear, e então descemos a rampa do parque até ao lago, vimos os peixes,os gansos...

Entretanto começou a chover e tivemos que nos abrigar debaixo da ponte, onde fizemos o jogo dos Reis e das Rainhas, que a professora nos ensinou. Continuou a chover,mas a sorte é que a escola está mesmo lá ao pé, e a professora achou que era melhor irmos andando. Quando nós chegámos, acabou o magusto da nossa escola.

Foi um dia bem divertido...

Gostei muito deste magusto!


O autor: Bernardo Queiroz

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ENTREVISTA AO CASTANHEIRO DA NOSSA ESCOLA VELHA








No dia 7 de Novembro, Sexta-feira, fomos visitar o castanheiro que está no pátio da nossa escola velha e fizemos-lhe uma entrevista. Aqui está ela:



Os Reguilas- Boa tarde, senhor Castanheiro! Como está crescido desde o ano passado!...

O Castanheiro- Olá, Reguilas! Bem, na verdade eu ainda não sou um senhor, sou simplesmente um jovem Castanheiro: plantaram-me aqui há poucos anos e como vêem ainda não sou muito grande, tenho apenas cerca de 3m de altura e o perímetro do meu tronco mede 32cm. Mas hei-
de crescer mais...

R-Então e tem parentes mais velhos cá em Portugal?

C-Sim, sim, tenho parentes muito antigos! Em Sintra há um castanheiro com 500 anos, imaginem! E em Guilhafonso, perto da Guarda, há outro com 400 anos, que é o mais alto da Europa: mede 19m de altura.

R-Ainda bem que esses castanheiros não nasceram cá no Cadaval, senão nunca chegariam a essas idades... infelizmente aqui não se respeitam as árvores, só pensam em cortá-las, como as do jardim aqui em frente a esta escola, que eram tão bonitas e já antigas...
C- Pois, realmente foi uma sorte eles terem crescido em terras onde se dá valor ao património!

R- Então e esses ainda produzem castanhas ?

C- Oh, sim ,claro! Olhem,o da Guarda, em 1987 produziu meia tonelada de castanhas (500 kg).

R- Ó castanheiro,o que é que se passa com as tuas folhas, que estão secas e a cair ?Estás doente?

C- Eu não, felizmente, mas há parentes meus que têm doenças como a tinta e o cancro do castanheiro. É que a minha folhagem é caduca e como estamos no Outono ,cai, mas isso é normal.

R- Ainda bem . Estamos aqui a pensar: sabes quem trouxe os primeiros castanheiros para a Península Ibérica?

C- Sim, sei, foram os Romanos, há muitos séculos, e ainda há muitos nas regiões de Trás-os- -Montes e na Beira interior.

R- E aqui na nossa região também há muitos?

C- Não, há poucos, mas na serra do Montejunto há um pequeno souto e a sombra é tão boa que até lá fizeram um parque de merendas.

R- E as suas filhas castanhas são importantes para a nossa alimentação?

C- Claro que sim! As minhas castanhas são um bom alimento porque têm celulose,açúcares,potássio,magnésio,cálcio,proteínas e também vitaminas B e C ... Antigamente as pessoas usavam muito os meus frutos, sobretudo quando havia falta de cereais e até me chamavam «Árvore do Pão». E vocês, gostam das minhas filhas?

R-Adoramos! E até já estamos cheios de vontade de as provar no nosso magusto,no dia de S. Martinho... Até breve, amigo castanheiro!

C- Adeus, Reguilas, gostei muito da vossa visita!




( A informação usada na «entrevista» é verdadeira, encontrámo-la nas nossas pesquisas em livros, jornais e revistas, e em sites da Internet. )

domingo, 9 de novembro de 2008

PARABÉNS, REGUILA!


9 DE NOVEMBRO DE 2008
QUEREMOS DAR OS PARABÉNS
AO NOSSO AMIGO JOSÉ,
QUE É UM DOS NOSSOS REGUILAS,
MUITO SIMPÁTICO ATÉ!

sábado, 8 de novembro de 2008

O S. MARTINHO

ADIVINHA


Qual é coisa, qual é ela, que tem três capas de Inverno: a primeira é dolorosa, a segunda é lustrosa e a terceira é amargosa?

( resposta no final )



Aqui vai uma receita para uma sobremesa deliciosa e adequada à época do S. Martinho:

Mousse de castanhas

Ingredientes:

350 g de castanhas

200 g de açúcar

0,4 l de leite

4 ovos

1 dl de vinho do Porto

1 pauzinho de canela

Cozem-se as castanhas,descascam-se e trituram-se já com o leite. Junta-se-lhes o açúcar, o vinho do Porto, o pau de canela e as gemas, mistura-se tudo e vai ao lume brando, mexendo sempre, até cozer as gemas e engrossar. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer. Depois batem-se as claras em castelo e envolvem-se bem, sem bater, para ficar a mousse bem fofa!

Serve-se fresca, em tacinhas, decoradas ao vosso gosto.

Experimentem e bom apetite!






Estamos na época do S. Martinho e manda a tradição que se comam as belas castanhas, QUENTES E BOAS!

Conhecem o refrão daquela canção do Carlos do Carmo, o pregão do vendedor de castanhas?

Nós costumamos cantá-lo nesta altura do ano, sobretudo no dia do Magusto na escola. É assim:


" Quem quer quentes e boas,

quentinhas?

A estalarem, cinzentas,

na brasa...

Quem quer quentes e boas,

quentinhas?

Quem compra leva mais

calor p'ra casa!

Quem quer quentes e boas,

quentinhas?

Quem compra leva mais

amor p'ra casa!"



Quando pensamos nas castanhas, temos que pensar também na maravilhosa árvore de onde nos vem esse delicioso alimento, não é verdade?


(solução da adivinha)


Lembramo-nos sempre de um provérbio que mostra bem o seu valor, desde tempos muito antigos:


VALE MAIS UM CASTANHEIRO DO QUE UM SACO DE DINHEIRO!

Por isso resolvemos ir visitar o castanheiro que existe no pátio da nossa escola velha, tirámos-lhe fotografias e pedimos-lhe que nos desse uma entrevista. E ele respondeu com toda a simpatia às nossas perguntas.

Aqui fica a entrevista ao nosso amigo castanheiro. Esperamos que gostem e que aprendam tanto com ele como nós aprendemos!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

OS NOSSOS POEMAS E CONTOS


UMA NOVIDADE: OS NOSSOS POEMAS E OS NOSSOS CONTOS


Nós gostamos imenso de ler e escrever e temos muita imaginação!


Estamos a descobrir que também somos poetas e escritores...


Por isso, a nossa professora propôs-nos que fizéssemos um dossier de poemas e contos da nossa autoria, onde nós vamos colocando os nossos escritos. Esses contos e poemas são lidos à turma e o dossier está junto dos livros da nossa biblioteca de turma, para podermos ler quando queremos, nos nossos tempos livres.

Prometemos que publicaremos aqui no nosso Blog algumas das nossas «obras», sempre que possível.






DIA DA ALIMENTAÇÃO

Dia 16 de Outubro de 2008




Realizámos um projecto para o Dia da Alimentação:

Todos dizem que devemos comer fruta, não é?

Então nós quisemos saber qual é a importância da fruta na nossa alimentação.
Por isso andámos a pesquisar em livros, enciclopédias, na Internet... sobre as vitaminas e sais minerais que cada tipo de fruto nos fornece. Descobrimos que é importante comermos frutos variados, pois cada um tem diferentes vitaminas e sais minerais e todos eles são úteis para a nossa saúde.

Com a informação que recolhemos fizemos um cartaz e escrevemos textos, que pusemos em exposição no átrio da nossa escola, para os nossos pais, os nossos colegas e todos os que quisessem ler...

Depois combinámos com as outras turmas do 4º ano, trouxemos frutos de várias espécies de nossas casas,e, no dia 16 de Outubro, fomos nós próprios arranjar a fruta no refeitório da escola e fizemos uma grande salada de fruta! Comemos nós e ainda oferecemos a alguns meninos do 1º ano. Estava uma delícia!






José Santos





Dia 22 de Setembro, exactamente às 15h44m, festejámos o EQUINÓCIO do OUTONO !Conversámos sobre o seu significado, observámos os sinais que a natureza nos dá sobre a chegada desta estação do ano, como a queda das folhas das árvores, o entardecer mais cedo, a descida das temperaturas... e assim nos inspirámos e escrevemos alguns poemas de Outono. Depois fizemos com eles um lindo cartaz, que podem ver nesta foto:



POEMAS DE OUTONO

ACABOU O VERÃO...

Acabou o Verão

Mas chegou o Outono

Também chegou o tempo da uva e da escola

Em que uns amigos vais voltar a ver e de outros vais te despedir!...

Também chegou o tempo das castanhas,e das folhas a cair...

M.ª Madalena Reis

NO OUTONO

No Outono as folhas das árvores caem

No Outono os dias ficam mais frios

No Outono os dias ficam mais pequenos

No Outono as folhas das árvores ficam coloridas

Também no Outono as árvores ficam despidas.

E eu gosto tanto do Outono!...

Marcos Gomes



O OUTONO


O Outono já chegou
Veio para ficar
Depois virá o Inverno
E na serra irá nevar.

Guilherme Pinheiro

A CHEGADA DO OUTONO

As árvores ficam nuas,

Caem as folhas ao balanço do vento...

Temos de ir comprar as novas roupas,

Pois o nosso amigo Outono chegou!

Carolina Gomes

domingo, 2 de novembro de 2008


Olá, amigos!

Nós somos a turma 10 da EB1+JI do Cadaval, no distrito de Lisboa. Somos 21 alunos do 4º ano e a nossa professora chama-se Celina Domingues.
Somos 13 raparigas: Beatriz Martins, Beatriz Vizoso, Carolina Gomes, Daniela Cardoso, Eva Martins, Madalena Domingos, Márcia Duarte, Maria Inês Tordo, Maria Madalena Reis, Mariana Frazão, Neuza Duarte, Sara Silva e Solange Amaro ( a nossa Delegada de Turma ).
E somos 8 rapazes: Bernardo Queiroz, Carlos Marques, Diogo Lopes, Guilherme Pinheiro, João Coelho, José Santos, Marcos Gomes e Tomás Siopa.

Como diz o nome do nosso Blog, somos vivaços e muito REGUILAS!

Criámos este Blog para vos mostrarmos as actividades interessantes que fazemos na nossa escola. Esperamos que gostem!