segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ENTREVISTA AO CASTANHEIRO DA NOSSA ESCOLA VELHA








No dia 7 de Novembro, Sexta-feira, fomos visitar o castanheiro que está no pátio da nossa escola velha e fizemos-lhe uma entrevista. Aqui está ela:



Os Reguilas- Boa tarde, senhor Castanheiro! Como está crescido desde o ano passado!...

O Castanheiro- Olá, Reguilas! Bem, na verdade eu ainda não sou um senhor, sou simplesmente um jovem Castanheiro: plantaram-me aqui há poucos anos e como vêem ainda não sou muito grande, tenho apenas cerca de 3m de altura e o perímetro do meu tronco mede 32cm. Mas hei-
de crescer mais...

R-Então e tem parentes mais velhos cá em Portugal?

C-Sim, sim, tenho parentes muito antigos! Em Sintra há um castanheiro com 500 anos, imaginem! E em Guilhafonso, perto da Guarda, há outro com 400 anos, que é o mais alto da Europa: mede 19m de altura.

R-Ainda bem que esses castanheiros não nasceram cá no Cadaval, senão nunca chegariam a essas idades... infelizmente aqui não se respeitam as árvores, só pensam em cortá-las, como as do jardim aqui em frente a esta escola, que eram tão bonitas e já antigas...
C- Pois, realmente foi uma sorte eles terem crescido em terras onde se dá valor ao património!

R- Então e esses ainda produzem castanhas ?

C- Oh, sim ,claro! Olhem,o da Guarda, em 1987 produziu meia tonelada de castanhas (500 kg).

R- Ó castanheiro,o que é que se passa com as tuas folhas, que estão secas e a cair ?Estás doente?

C- Eu não, felizmente, mas há parentes meus que têm doenças como a tinta e o cancro do castanheiro. É que a minha folhagem é caduca e como estamos no Outono ,cai, mas isso é normal.

R- Ainda bem . Estamos aqui a pensar: sabes quem trouxe os primeiros castanheiros para a Península Ibérica?

C- Sim, sei, foram os Romanos, há muitos séculos, e ainda há muitos nas regiões de Trás-os- -Montes e na Beira interior.

R- E aqui na nossa região também há muitos?

C- Não, há poucos, mas na serra do Montejunto há um pequeno souto e a sombra é tão boa que até lá fizeram um parque de merendas.

R- E as suas filhas castanhas são importantes para a nossa alimentação?

C- Claro que sim! As minhas castanhas são um bom alimento porque têm celulose,açúcares,potássio,magnésio,cálcio,proteínas e também vitaminas B e C ... Antigamente as pessoas usavam muito os meus frutos, sobretudo quando havia falta de cereais e até me chamavam «Árvore do Pão». E vocês, gostam das minhas filhas?

R-Adoramos! E até já estamos cheios de vontade de as provar no nosso magusto,no dia de S. Martinho... Até breve, amigo castanheiro!

C- Adeus, Reguilas, gostei muito da vossa visita!




( A informação usada na «entrevista» é verdadeira, encontrámo-la nas nossas pesquisas em livros, jornais e revistas, e em sites da Internet. )

5 comentários:

joaorafael disse...

Adorei conhecer o blog dos reguilas,foi uma ideia fantástica, com uma professora fantástica como a que eles têm não se podia esperar outra coisa.PARABÈNS
RUTE COELHO

Anónimo disse...

Achei a ideia do blog espectácular.
Parabéns a professora.
Anabela Martins

Anónimo disse...

adorei ver o nosso blog acho giro e o mais engraçado foi a entrevista ao castanheiro!



da aluna :Eva Catarina

Anónimo disse...

Sou natural de Guilhafonso, a pequena aldeia perto da Guarda, onde se situa o Castanheiro Gigante! Gostei muito da vossa entrevista ao Castanheiro e a pesquisa que fizesteis, é importante termos noção do nosso Portugal!
Parabéns a todos.

turma10 4º cdv disse...

Os outros reguilas gostaram muito de ver o vosso blog, cumprimentos
E.B.1 do Cadaval