quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O feriado de 1 de Dezembro



D. JOÃO IV, DUQUE DE BRAGANÇA


1º de DEZEMBRO DE 1640


RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL
NÓS GOSTAMOS MUITO DE SABER AS RAZÕES DOS NOSSOS FERIADOS NACIONAIS. QUEREM SABER TAMBÉM POR QUE RAZÃO É FERIADO NO DIA 1 DE DEZEMBRO?
VAMOS EXPLICAR:

Em 1578, o rei D. Sebastião desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir (contra os Mouros, no Norte de África) sem deixar descendentes. Quem lhe sucedeu foi o seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, que morreu passados 2 anos, em 1580, também sem deixar descendentes.

Nessa altura, o parente mais próximo de D.Sebastião era o rei Filipe II de Espanha, que veio reinar em Portugal: por esta razão Portugal perdeu a sua independência!

Durante 60 anos, Portugal foi governado por reis espanhóis : Filipe I , Filipe II e Filipe III (a 3ª Dinastia, Filipina ).


Durante esse tempo os portugueses sentiram-se muito prejudicados, e em 1640 resolveram fazer uma revolução para restaurar a independência do nosso país.

Então, no dia 1 de Dezembro de 1640 (séc.XVII) acabaram com o reinado do rei Filipe III de Portugal (IV de Espanha) e ficou a reinar D. João IV, Duque de Bragança: assim começou a 4ª dinastia, de Bragança.

É esta a razão de comemorarmos todos os anos o dia 1 de Dezembro como feriado nacional.




Sem comentários: